O mercado de pequenas e médias empresas (PMEs) no Brasil tem se destacado como um dos segmentos dinâmicos e promissores da economia.

Por Andre Behs, sócio da Flow Executive Finders

Com uma crescente demanda por serviços financeiros personalizados e eficientes, tanto os bancos quanto as empresas adquirentes estão percebendo o tamanho da oportunidade neste segmento. Em um cenário onde mais de 20 milhões de PMEs representam uma parcela significativa do PIB e da geração de empregos no país, a atenção a este mercado torna-se relevante.

 

De acordo com dados recentes, as PMEs são responsáveis por cerca de 27% do PIB brasileiro e geram mais de 62% dos empregos formais no país. Essa importância econômica estimula o setor financeiro a desenvolver soluções que atendam às necessidades específicas desse segmento. Esse movimento tem levado a uma convergência entre bancos e empresas adquirentes, cada um seguindo por caminhos distintos para chegar no mesmo destino: a oferta de valor completa as PMEs.

 

O foco dessas instituições está em entender a jornada do cliente PME, identificando dores e oportunidades ao longo dessa trajetória. A oferta de uma gama de produtos e serviços financeiros como conta digital, cartões, crédito, adquirência, antecipação de recebíveis, cash management (boletos e Pix), investimentos, visa construir uma proposta de valor que abranja as necessidades financeiras desses clientes de forma geral e ampla. Essa integração de serviços permite uma experiência mais fluida e eficiente para o cliente final, consolidando a posição dessas instituições como parceiras indispensáveis ao crescimento e sustentabilidade das PMEs no Brasil.

 

Uma das tendências do mercado de serviços financeiros é a internalização de empresas de adquirência (meios de pagamento) pelos bancos, estes estão integrando suas adquirentes em seus portfólios e, desta forma, desenvolvendo Unidades de Negócio (BUs) dentro dos bancos, oferecendo assim uma proposta de valor completa, fluida e integrada, além de facilitar a “visão cliente” em detrimento da “visão produto”. A integração das áreas de tecnologia dos bancos com a das credenciadoras, além de permitir uma oferta combinada de produtos bancários e serviços de adquirência ao cliente, oferece a possibilidade imediata de sinergias sistêmicas de engenharia e infraestrutura, trazendo ganho de escala e redução de custos.

 

Para concretizar essa tendência, os bancos têm adotado algumas estratégias como a aquisição por completo de suas adquirentes alterando o Cap Table das mesmas, movimentos de rebranding, entre outros.

Em paralelo, as adquirentes também estão se adaptando, criando novas BUs para oferecer serviços de banking e, também, construir uma oferta de valor completa (adquirencia + banking), movimento esse favorável aos resultados operacionais que ajuda no aumento de receita e diminuição na pressão de financiamento. Adquirentes independentes estão desenvolvendo suas unidades de serviços bancários (conta digital, cartões, crédito, investimentos, etc), fomentando assim o cross sell/up sell para aumento do customer share em seus clientes. Esses movimentos demonstram que, embora bancos e adquirentes estejam utilizando diferentes caminhos, ambos estão focados em suprir as necessidades ao longo da jornada das PMEs, almejando o mesmo objetivo: proporcionar uma experiencia fluida e sem fricções.

Para acompanhar este movimento de mercado, as empresas do setor estão intensificando a busca por executivos qualificados e experientes. A demanda é por indivíduos com histórico comprovado em agendas estruturantes e de transformação, capazes de liderar iniciativas que alinhem as operações da empresa com as necessidades dinâmicas deste segmento.

 


NOSSA VISÃO SOBRE O TEMA

Como sócio da Flow, tenho observado de perto as mudanças significativas que estão moldando o mercado financeiro brasileiro. A internalização das empresas de meios de pagamento pelos bancos e a entrada das adquirentes no mercado de banking, refletem uma compreensão profunda das necessidades de seus clientes. Essa tendência demonstra a adaptabilidade e inovação necessárias para prosperar em um mercado competitivo, bem como a importância da presença de atributos como inteligência cognitiva, emocional e energia por parte dos executivos para implementar essa agenda estruturante / transformação nas empresas.


Andre Behs, Sócio da Flow Executive Finders

A Flow Executive Finders se posiciona como um parceiro estratégico nesse cenário, trazendo uma combinação de expertise e metodologia proprietárias. Estamos prontos para suportar as empresas nestas agendas e garantir que tenham os executivos certos para liderar em um ambiente
em transformação contínua.

Somos a consultoria de executive search especializada em momentos de mudança e evolução

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