Instituições Financeiras e de Pagamento ampliam áreas para combate à lavagem de dinheiro, fraudes e crimes financeiros
Nos últimos dois anos, a Flow Executive Finders registrou aumento de 50% na criação de posições de liderança para essas áreas
O crescimento e a digitalização dos processos financeiros no Brasil têm gerado novas oportunidades e riscos para o setor bancário.
Nesse contexto, uma nova tendência nas Instituições Financeiras e de Pagamento é investir na ampliação das áreas para prevenção à lavagem de dinheiro, fraudes e crimes financeiros.
Nos últimos dois anos, a Flow Executive Finders, a consultoria estratégica que seleciona C-levels para grandes empresas, registrou aumento de 50% na criação de posições de liderança para essas áreas.
COMPLIANCE E REGULAÇÃO: A Base para a Prevenção à Lavagem de Dinheiro
Segundo Andre Behs, sócio da Flow, nos últimos anos houve aumento exponencial do número de fraudes e golpes, incluindo operações ilícitas como a lavagem de dinheiro, trazendo à tona o desafio crítico de proteger a reputação das instituições financeiras e garantir a confiança do consumidor.
“Historicamente, os bancos priorizaram a automação e a escalabilidade em produtos e serviços que afetam diretamente o lucro, deixando as áreas de prevenção e compliance em segundo plano. Como resultado, os modelos de prevenção à lavagem de dinheiro permanecem analógicos e menos maduros, não conseguindo acompanhar a escalabilidade dos crimes financeiros”, explica.
Além da questão reputacional, outro fator que contribui para a crescente importância dessa agenda é a o aumento da fiscalização por parte de órgãos reguladores.
No período de 2020 a 2023, a produção de Relatórios de Inteligência Financeira (RIFs), produzido pelo Coaf, cresceu 40%, saltando de 11,6 mil para 16,4 mil documentos.
Quando o Coaf observa indícios de lavagem de dinheiro ou outro ilícito, o documento é encaminhado à autoridade competente por investigar.
“O Banco Central, B3, Coaf e outros órgãos reguladores, vem exigindo maior rigor das empresas para combater essas práticas. O que exige também foco e investimento nas áreas de compliance e controles internos, priorizando pessoas, processos e ferramentas”, destaca Andre.
O Desafio de Recrutamento e Seleção de Líderes
Instituições financeiras e instituições de pagamento precisam cada vez mais de executivos que liderem a transformação digital na área de prevenção à lavagem de dinheiro, fraudes e crimes financeiros.
Contudo, o mercado enfrenta uma lacuna de executivos.
“Há poucos profissionais prontos, que possuem as experiências, realizações e atributos necessários para liderar essa agenda dentro das empresas. O executivo precisará não apenas de experiência em compliance, mas também de um conhecimento técnico profundo para implementar e utilizar modelos de analytics e algoritmos que melhorem a performance na detecção e prevenção de lavagem de dinheiro”, finaliza o sócio da Flow.
A Flow é a consultoria brasileira de Seleção de Executivos que apoia empresas na resolução de problemas complexos de negócios por meio da contratação e avaliação estratégica de pessoas. Quer entender como nossas soluções podem fortalecer sua estratégia de pessoas? Fale com um de nossos especialistas