Ao longo da jornada de estruturação de dados, entendemos que a informação passa a ser uma vantagem competitiva a partir do momento em que se torna uma ferramenta capaz de solucionar dores ou trazer oportunidades de melhoria para o negócio. Para isso, passamos pelas fases de:
0. Análise do mercado/ tendências no qual a empresa está inserida (olhar externo):
• Fornecer experiências omnichannel (figital);
• Fornecer recomendações aos clientes;
• Antever as necessidades do cliente com base em análise de recorrência de compras;
• Mapear o comportamento do cliente e como ele utiliza as plataformas de compra;
• Trazer segurança de dados para que a gestão tome decisões em real time;
1. Análise das dores de negócio a serem solucionadas (olhar interno):
• Aumento das vendas;
• Aquisição de novos clientes;
• Evitar churn de clientes.
• Fidelização;
• Aumento da produtividade;
• Melhor atendimento ao cliente;
• Visão 360º da jornada do cliente.
2. Diagnóstico
• Desenho do mapa da situação atual (sistemas e dados existentes);
• Captura de dados na jornada dos clientes.
• Estipular metas.
3. Definição do plano de execução, implementação e engajamento
• Definição dos dados necessários;
• Definição da governança de dados (Data Governance);
• Limpeza de dados (Data Cleaning);
• Estruturação de sistemas e fontes de dados (externos e internos);
• Integração dos dados e sistemas (on e off);
• Estruturação de um Data Lake e Data Warehouse;
• Automação de dados;
• BIs, reports e dashboards.
Toda essa inteligência possibilita, então, a criação do arcabouço para que sejam entregues as soluções para o negócio. Ou seja, aqui chegamos à vantagem competitiva de fato.
4. Soluções
• Análises preditivas visando antecipação a acontecimentos futuros;
• Análises descritivas olhando para o passado para guiar estratégias futuras.
Neste ponto chegamos a um fator importante de sucesso, que é a destreza do executivo no gerenciamento dessas informações. O fator humano é fundamental para o bom funcionamento de toda a inteligência de dados, afinal, de nada adiantam soluções disponibilizadas para o executivo se o mesmo não tiver iniciativa e preparo para utilizá-las.
Portanto, o profissional atualizado deve trabalhar unindo sua experiência com a orientação de dados, além de ser capaz de fazer as perguntas certas para traçar a melhor estratégia de dados.