Por Sérgio Almeida, Professor de Economia da FEA-USP
A saída ou demissão de um executivo ou gestor não é um evento de desligamento simples. As pessoas nessas posições são engrenagens centrais da organização. São elas que, em geral, articulam as atividades dos recursos humanos das várias áreas da empresa com as estratégias de criação de valor e crescimento de longo prazo da empresa.
A vacância nessas posições tem o potencial de criar desarticulação entre as áreas e criar descontinuidades na atuação da empresa que comprometeriam as metas de curto e longo prazo. A demora em preencher uma vaga desse tipo é um risco significativo porque pode ter um impacto não desprezível na performance da empresa.
A gestão adequada desse tipo de risco requer celeridade no preenchimento desse tipo de vaga. Com isso, surgiram no mercado várias tecnologias que por meio da inteligência artificial procuram automatizar o processo de recrutamento e seleção. Uma pesquisa recente feita por acadêmicos da Universidade de Harvard traz evidência, todavia, de que esses algoritmos de seleção estão muito concentrados em credenciais formais (diplomas e certificados) e falham em identificar habilidades. A velocidade para encontrar potenciais candidatos pode negligenciar fatores chave de sucesso como: experiências prévias do candidato, habilidades em rituais de reporte à governança e avaliação de condições de execução dos desafios propostos.
Os processos de recrutamento feitos por empresas de search de executivos e gestores em geral, feito por empresas como a Flow Executive Finders, procuram usar processos mais refinados de seleção que privilegiam a combinação de várias dimensões do candidato com a agenda estratégica da empresa para a vaga. Esses processos de recrutamento são obviamente mais demorados do que o recrutamento feito por máquina, mas conseguem melhorar consideravelmente a qualidade do candidato selecionado em termos de alinhamento com as expectativas a empresa.
Embora esses processos possam ser relativamente mais longos, a Flow opera o preenchimento de uma vaga em um tempo relativamente curto (dentro de três meses) e com grande sucesso na qualidade dos candidatos que seleciona. Dados de uma amostra representativa de clientes da Flow ao longo dos últimos quatro anos aponta que quase 90% dos clientes da Flow estão satisfeitos ou muito satisfeitos com o tempo de preenchimento de uma vaga.
Gráfico 1 – Respostas à pergunta “Com relação ao tempo que a Flow levou para ajudá-los a preencher a vaga, qual a sua avaliação?”
Os dados mostram também que os clientes da Flow avaliam que os candidatos que a empresa recrutou com a ajuda da Flow estão entre os mais produtivos da empresa (Gráfico 2 abaixo). 80% dos candidatos recrutados pela Flow foram avaliados como os mais produtivos da empresa.
Gráfico 2 – Respostas à pergunta “Como você posicionaria a produtividade do candidato recrutado pela Flow em relação ao demais gestores/executivos de nível hierárquico similar?
Considerando a importância estratégica de preencher vagas que desempenham um papel central na operação da organização, é evidente que as empresas precisam balancear a velocidade do recrutamento com a qualidade das pessoas recrutadas. A Flow tem uma metodologia proprietária de recrutamento que oferece uma combinação vantajosa de prazo e qualidade, que garante que as vagas são preenchidas com as pessoas mais adequadas para impulsionar a performance da sua empresa.