Por Sérgio Almeida, Professor de Economia da FEA-USP

Não é um exagero falar que o sucesso ou fracasso de um negócio dependem da qualidade dos recursos humanos que a empresa dispõe. Não por acaso, as empresas que apresentam crescimento arrojado e longa experiência no mercado têm dado crescente importância a uma gestão estratégica dos recursos humanos.

A gestão estratégica de RH abandona uma visão antiga da área que a define como uma meramente administrativa e abraça a ideia de planejar e implementar políticas de recrutamento, desenvolvimento e desenho organizacional que estejam intimamente conectadas com os objetivos de longo prazo do negócio. As pessoas deixam de ser vistas como insumos substituíveis do dia a dia do negócio e passam a ser percebidas como elementos centrais numa arquitetura de sucesso e alta performance contínua da empresa.

Encontrar as pessoas corretas é a chave. É comum que empresas, grandes, médias ou pequenas, deleguem a tarefa de recrutar seus executivos às empresas de “executive search”. E a Flow é uma entre várias empresas nesse negócio. Não é trivial para as empresas em busca desse serviço saber o que diferencia essas empresas de “executive search” para além do preço. A verdade é que todas possuem metodologias próprias, mas pouquíssimas oferecem respostas baseadas em dados para duas perguntas de grande importância para quem está contratando esses serviços: a metodologia funciona? Qual o retorno financeiro que eu posso esperar?

Portanto, para obter esse diferencial, a Flow criou uma área dedicada a desenvolver metodologias de avaliação da qualidade e impacto financeiro do serviço de recrutamento que presta aos seus clientes. Dados de uma amostra representativa de clientes da Flow ao longo dos últimos anos permitiu construir estimativas do impacto financeiro dos candidatos que foram selecionados por meio da metodologia própria. O impacto observado é obviamente distinto entre as empresas, mas o valor médio estimado é da ordem de R$ 18 milhões ao ano. Essa é uma medida aproximativa do retorno financeiro que um gestor/executivo recrutado que Flow gerou para as empresas contratantes.

Muito embora essa estimativa de impacto seja naturalmente afetada pelo tamanho da empresa, um aspecto relevante do ponto de vista de potenciais clientes é saber se a metodologia da Flow entrega valor excedente ao custo do serviço. Nesse aspecto, os dados indicam que 88% dos clientes avaliam que o benefício que a Flow gera é igual ou maior do que o custo dos seus serviços. Ou seja, o serviço sai bem pago.

Gráfico 1 – Respostas à pergunta “Considerando o preço do serviço e o desempenho do candidato, como você avalia a relação benefício/custo do processo de recrutamento da Flow para essa vaga?”

Isto é consistente com a avaliação dos clientes da Flow de que os candidatos que ela recrutou estão entre os mais produtivos da empresa (Gráfico 2 abaixo).

 

Gráfico 2 – Respostas à pergunta “Como você posicionaria a produtividade do candidato recrutado pela Flow em relação ao demais gestores/executivos de nível hierárquico similar?

Esta não é a única medida de impacto que os candidatos selecionados pela metodologia da Flow possuem. Há outras metodologias baseadas em estudos de evento que buscam mensurar, a partir do comportamento das ações das empresas de capital aberto, o retorno para a empresa de um recrutamento de executivos feitos pela Flow. Esta é uma medida mais restritiva (para empresas de grande porte em geral) e que não tem o refinamento das avaliações in loco feitas por gestores que conhecem de perto o trabalho sendo feito pelos executivos recrutados pela Flow.

O fato é que as empresas buscando ajuda no recrutamento das pessoas certas para a sua organização, não precisam ficar na incerteza sobre o retorno financeiro de usar uma ou outra empresa com metodologias distintas. A Flow oferece uma resposta amparada em dados para uma preocupação natural na hora de contratar um serviço de tamanha importância para o sucesso da empresa: qual o retorno financeiro da pessoa certa?

Com a Flow, cerca de 18 milhões. E não é pouco.