Nessa edição da websérie Conversa com Líderes de RH, entrevistamos Gabriel Frank, Diretor de RH da Dafiti, para falar sobre os principais desafios do RH em empresas digitais.
Nos vídeos a seguir, Gabriel fala sobre sua experiência como gestor de RH, como atrair e reter talentos em empresas ponto com e quais desafios ele enfrentou em relação à estruturação de equipes e gestão de desempenho.
O papel do RH na fusão de empresas
Empresas digitais têm uma abertura para moldar a cultura maior que as tradicionais. Assim, após duas fusões, foi necessário entender com profundidade cada empresa, suas necessidades e buscar uma cultura comum.
Os desafios do RH na fusão de empresas
Durante o processo de fusão, a área de Recursos Humanos atuou em três grandes frentes: como elemento de transformação ajudando a montar os times, no desenvolvimento da governança e da cultura corporativa e por fim, no suporte aos líderes para garantir o alto desempenho das áreas.
Perfil do funcionário na Dafiti
Adaptação, flexibilidade e humildade para aprender são atributos muito importantes na Dafiti. Com uma cultura baseada em agilidade, onde o ciclo de testar e aprender é constante, a Dafiti busca por profissionais com uma forte habilidade de adaptação.
Atração e retenção de talentos em negócios digitais
Em um momento de transição, o principal desafio da Dafiti para atrair e reter talentos é conciliar a flexibilidade e autonomia que os profissionais buscam em uma startup com um plano de carreira de longo prazo.
Desenvolvimento de lideranças
Para ajudar a preparar a liderança para o longo prazo, a Dafiti fez uma jornada de ressignificado do seu propósito. Depois de analisar sua essência e entender a cultura da empresa, eles definiram seis pilares que servem como guia para todos os funcionários da organização.
O desafio da gestão de desempenho
Um dos principais pilares da cultura da Dafiti é a gestão de desempenho. Além dos modelos mais tradicionais de gestão de metas e KPI, eles também utilizam o OKR (Objectives and Key Results).
A função do RH em empresas ponto com
O RH tem a oportunidade de interagir com todas as áreas. Por isso, segundo Gabriel Frank, o papel do RH é apoiar o CEO nas decisões referentes à governança, estrutura e estratégias de cada departamento.
O papel do RH na estruturação de equipes
Além do relacionamento mais operacional, como cliente interno dos departamentos, o RH deve apoiar o desenvolvimento e planejamento de longo prazo das áreas.
A carreira em RH
Gabriel Frank conta um pouco da sua história. Desde sua formação em marketing, o início de sua trajetória em Recursos Humanos, até a chegada ao cargo de Diretor de RH na Dafiti.
Principais conquistas e desafios
Gabriel analisa suas principais conquistas como Diretor de RH da Dafiti. Além dos desafios de empresas digitais, ele conta como a transformação da cultura ajudou a desenvolver um modelo de gestão consistente entre os países.