Nenhuma área tem passado por tantas transformações como a tecnologia. Além do surgimento de novos sistemas e linguagens nos últimos anos, houve um crescimento exponencial na demanda por executivos de tecnologia. No momento, o grande desafio é encontrar CTOs (Chief Technology Officers). Essa é uma posição chave, principalmente para empresas que têm a tecnologia como core do negócio.
O mercado de Tecnologia
Existem atualmente pelo menos dois tipos de estruturas organizacionais na área de TI (Tecnologia da Informação). Algumas empresas possuem apenas a estrutura tradicional, enquanto outras, contam também com uma estrutura digital.
Tradicional versus Digital
A tecnologia tradicional suporta as mais variadas necessidades internas da empresa. Ela é responsável pela infraestrutura da tecnololgia, os sistemas, servidores etc. Seu cliente final é o cliente interno, ou seja, os colaboradores da empresa e ela normalmente não está envolvida no desafio do negócio.
A disrupção no entanto, está na tecnologia digital. Essa estrutura tem como objetivo a inovação e a transformação digital. Sua função é buscar constantemente por soluções que possam agregar e melhorar o negócio como um todo. Apesar de também suportar as áreas internas da empresa, ela tem um papel mais estratégico, com uma visão total do negócio e pode inclusive, substituir o core business da empresa. Assim, é papel do CTO liderar ambas frentes de trabalho alinhando as demandas internas com os desafios do negócio.
Quem são e onde estão os CTOs?
Raros no mercado de trabalho, o grande desafio está em encontrar CTOs capacitados para a função. Esses profissionais vivem hoje uma situação de pleno emprego, desafiando as empresas a avaliarem a fundo sua estratégia para poderem atraí-los.
De atuação plenamente técnica, a TI passa a ser uma função estratégica. Sendo assim, capaz de adequar a empresa às demandas de um mercado que vive a revolução tecnológica em todas as suas esferas. “As empresas que se encaixam nesse cenário não têm mais a opção de não ter esse profissional”, explica Andre Behs, consultor da FLOW.
No entanto, o grande desafio está em encontrar o CTO mais adequado para o planejamento estratégico da companhia. Se a empresa quer que a tecnologia se torne um diferencial competitivo, vai ter que buscar a disrupção tecnológica, analisa Behs.
Para tanto, é necessário contar com um profissional que tenha visão de negócio e saiba trabalhar com ambas frentes de trabalho. “O principal desafio do CTO é entender o que o negócio quer e precisa para poder desdobrar seu planejamento em ações estratégicas que tenham impacto no mercado. É um profissional que deve ter inteligência emocional para lidar com a mudança dentro da organização”, afirma.
O papel do CTO
Marcelo Blay, CEO da Minuto Seguros, diz que o CTO é um profissional envolvido na tomada de decisões da empresa. “Hoje em dia, ser meramente técnico não leva muito longe. Para ter sucesso, precisa ter capacidade de discernimento para separar tudo o que é modismo. A tecnologia está sempre apresentando novidades, optar pelo que realmente é eficaz para o crescimento da empresa é o grande diferencial.”
Ele acrescenta que, além do grande desafio de encontrar CTOs, é necessário desenvolver uma sinergia muito grande com outras áreas da companhia e estar preparado para apoiar permanentemente o CEO nas tomadas de decisão. “O papel do CTO, assim como o de executivos de outras áreas, é estar permanentemente ‘educando’ o CEO sobre sua especialidade. É uma via de duas mãos, um ajuda o outro.”
Segundo Blay, o papel do CTO é estratégico e a escolha do profissional deve ser muito criteriosa e cuidadosa. “Qualquer empresa que queira contratar um CTO precisa gastar o tempo que for necessário para escolher o profissional correto, que busque uma oportunidade comprometida. É uma tarefa difícil.”
Visão operacional x visão estratégica
“O mercado passou a exigir do CTO algumas habilidades que não eram demandadas antigamente. Não basta mais ter apenas o conhecimento técnico. As empresas são feitas de pessoas e o CTO precisa criar alianças. Além disso, precisa saber gerir equipes para que seja possível construir times de alta performance e não apenas produtos tecnológicos inovadores”, ressalta Fernando Mattar, executivo que acaba de assumir a posição de CTO da Minuto Seguros.
De acordo com ele, o mercado de trabalho para profissionais de tecnologia está “bombando”. A demanda é tanto de empresas digitais, quanto das mais tradicionais. No entanto, o perfil que as companhias buscam hoje é o de pessoas com mindset ágil e conhecimento não só de produtos, mas também de metodologias digitais. “Haverá cada vez mais oportunidades para esses profissionais e aqueles que não se adaptarem, estarão mortos para o mercado”, analisa Fernando.
Na visão do executivo, o profissional que deseja migrar para essa nova maneira de atuar precisa ter a mente aberta. Além de estar sempre disposto ao novo, é necessário manter um eterno aprendizado, sabendo desaprender e aprender novamente sobre seu trabalho, superando estereótipos do passado. “Sair de uma visão operacional e passar a ter uma visão estratégica exige um conhecimento profundo do negócio. O entendimento de seus principais indicadores e analisar como a tecnologia pode contribuir para melhorar a performance da empresa”, diz. “É fundamental ter uma visão holística da função.”
Plano de longo prazo
No entanto, segundo Mattar, de nada adianta ter essa visão e não ter paciência e persistência diante do que se planeja fazer. “Vejo hoje muitos jovens impacientes, querendo colher frutos de um trabalho que ainda não mostrou resultados sustentáveis. O que eu quero implementar na Minuto Seguros é uma metodologia diferente. Envolver gente engajada, entregando continuamente e de maneira consistente. Assim, garantirmos a satisfação do cliente fazendo com que esse ciclo virtuoso leve a empresa para outro patamar. A empresa tem um futuro incrível e grande potencial para ser mais um unicórnio brasileiro”, avalia.