Em entrevista para a ISTOÉ Dinheiro, o sócio da FLOW, Bernardo Cavour, falar sobre como fazer marketing pessoal sem parecer prepotente.

Realizações é o principal

A melhor estratégia de marketing pessoal é construir uma grande carreira. Uma carreira com um histórico de realizações concretas e relevantes nas organizações pelas quais você passou.

Realizações onde você teve um papel protagonista e onde o sucesso do projeto ou atividade está relacionado as suas competências técnicas e pessoais. Com isso, você conseguirá mostrar como o seu impacto gerou um resultado positivo para a empresa.

Focando no desenvolvimento de uma boa carreira, o marketing pessoal acontece de forma muito natural. No ambiente do trabalho, de maneira mais natural ainda porque grandes projetos envolvem, em geral, uma quantidade grande de pessoas que muitas vezes estão em outros departamentos, unidades e filiais.

Na hora da entrevista

Quando você for replicar isso para um ambiente de sala de entrevista, onde a pessoa com quem você está falando não te conhece e provavelmente não teve oportunidade de te ver trabalhando no dia a dia, ao você descrever as suas realizações, os seus resultados e o seu papel exato em cada uma dessas passagens, é muito importante deixar claro para o entrevistador o tipo de profissional que você é.

Para turbinar o seu marketing, não é necessário valorizar demais as suas qualidades. A dica é melhorar os seus contatos, aumentar a quantidade de pessoas com quem você fala durante a semana, participar de eventos e fóruns específicos que tenham um público relevante e que você pode se expor.