Fabio Pires, Managing Director da Alvarez & Marsal, participa da websérie Conversa com Líderes, onde falou sobre sua experiência e como a atenção à gestão e profissionais experientes fizeram um diferencia em sua carreira.

O executivo, que fez carreira em empresas de consultoria e auditoria, hoje comanda a área de transações  para América Latina. O bate-papo aborda desde sua formação e iniciação profissional no exterior até a receita de sucesso para empresas e equipes.

Estudos e carreira nos EUA

Desde adolescente, Fabio amava futebol e quis jogar profissionalmente, mas nunca cogitou deixar de estudar. Ele conseguiu combinar as duas atividades ao ser chamado pela Universidade de São Francisco, nos EUA, para estudar administração e jogar bola. Foi lá que ele começou sua carreira em uma grande consultoria de auditoria. Ele afirma que seu estilo de trabalho foi moldado pela cultura americana.

Os desafios na Alvarez & Marsal

Depois de 16 anos trabalhando em uma das quatro grandes empresas de auditoria e consultoria, a perspectiva de trabalhar em assessoria de transações fora de um contexto de auditoria clássica atraía muito o executivo Fabio Pires. Por isso, há três anos ele assumiu o comando dessa área na Alvarez & Marsal para a América Latina.

Concorrência com as Big Four e diferenciais

Fabio explica a atuação da Alvarez & Marsal e fala da concorrência com as quatro maiores empresas de auditoria e consultoria do mundo, apontando cinco diferenciais de sua empresa em relação a elas. Ter profissionais sêniores é um deles.

As dificuldades das empresas brasileiras

Com sua experiência em consultorias e transações, Pires elenca as dificuldades mais comuns que encontra nas empresas brasileiras, como falta de profissionalismo na contabilidade e desconhecimento de leis tributárias.

Identificando riscos e acertando o valuation

O executivo diz que é preciso ter objetividade na hora de levantar riscos e potenciais ajustes de valuation. Assim segundo ele, o objetivo de uma empresa como a Alvarez & Marsal é dar todas as ferramentas possíveis para o cliente tomar decisão justa na hora de fazer uma transação. Em um mercado incerto e com pouca transparência como o Brasil, ele diz que isso é um desafio.

As diligências e os desafios das administrações

Fabio Pires diz que é muito comum a troca de administradores após a compra de uma empresa, pois o gestor precisa de habilidades específicas para que o negócio atinja seus objetivos.

A receita para uma equipe de sucesso

Profissionais técnicos e experientes, que se sentem donos do negócio, e uma estrutura de remuneração meritocrática são os ingredientes da equipe de alto desempenho da Alvarez & Marsal, de acordo com Fabio Pires.

Dicas de gestão para empresários

Não deixe de investir na estrutura do negócio – uma boa gestão não exige grandes investimentos. Quanto mais profissionalizada a empresa, mais fácil atrair investimentos, diz Fabio Pires.