Muitas organizações têm investido na captação, mineração e utilização de dados com o objetivo que tomar decisões de negócio mais assertivas e estratégicas. Contudo, neste primeiro momento ainda é comum observar que este movimento acaba sendo limitado a áreas especificas como tecnologia, produtos ou vendas, por exemplo. O que não é o suficiente, visto que em uma visão de longo prazo, é necessário que o uso de dados se torne parte da cultura organizacional.

Mas, como conseguir transformar uma meta estratégica em cultura?

O primeiro passo é fazer com que todos – da base ao topo da pirâmide – tenham acesso aos dados, bem como tenham a oportunidade de utilizá-los em seu dia a dia, seja em maior ou menor grau. Desta forma, a repetição, a criação de métodos e processos, estimulará a aderência ao uso. São os chamados ‘passos de formiga’ que geram, ao final, um grande resultado.

Abaixo, confira cinco passos que estimulam a implementação desta cultura de dados dentro da organização de forma simples e desburocratizada:

1- Disponibilize dados internos e de mercado por meio de plataformas simples
O primeiro passo para estimular o uso de dados na sua organização é permitir que todos tenham acesso a eles, de maneira prática e simples. Embora a medida seja simples, é importante lembrar que, muitas vezes, dados gerais da organização não são disponibilizados de maneira ampla, ou via ferramentas simples, o que dificulta o acesso. Exemplos de informações gerais que podem ser compartilhadas: metas comerciais, clientes ativos, projetos em andamento.

2- Recompense a geração de insights baseados em dados
Outra maneira de estimular o uso de dados dentro da organização é recompensar as ideias geradas por meio deles. Este movimento estimula a inovação e a geração de ideias com bases sólidas (estatísticas e numéricas), o que aumenta a assertividade. Ferramentas que permitam a extração de relatórios e a combinação de dados são facilitadoras deste processo, e fazem parte das condições de execução que serão disponibilizadas aos colaboradores para que as metas sejam atingidas como, por exemplo, Tableau, MicroStrategy, PowerBI e Alteryx.

3- Capacite o time para o uso da Inteligência Artificial (IA)
A partir do momento em que a organização decide que sua estratégia será dedicada aos dados é de sua responsabilidade criar cenários favoráveis à sua implementação e utilização. Com isso, é necessário criar programas de treinamento voltados do topo a base da pirâmide, a fim de capacitar os funcionários. Este processo fará, no médio prazo, com que o uso de dados comece a fazer parte da cultura organizacional, a partir do momento em que esta rotina está presente em todos os nichos da companhia.

4- Crie times de influenciadores
É essencial que a cultura dos dados seja exaltada para que ganhe aderência, e nada melhor do que influenciadores internos para promover esse hype na organização. Para isso, é interessante a criação de squads de colaboradores que se unam em prol de um assunto comum que será desenvolvido com a ajuda dos dados para sua solução e manutenção.

5- Comunicação corporativa como aliada
A comunicação interna deve ser a guardiã da promoção da cultura de dados, uma vez que é vista como a voz da empresa. Essa promoção pode ser feita por meio de textos na intranet, palestras, podcasts e eventos direcionados, por exemplo. É papel da área manter o assunto vivo e atualizado, bem como dar espaço aos porta-vozes promotores do uso de dados dentro das organizações.

Fonte: Harvard Business Review